O ano de 2010 nem terminou e já estamos analisando as tendências para o comércio eletrônico no ano que vem.
Na realidade não são tão tendências assim, o fato é que alguns pontos já são trabalhados, mas não como se deve e outros são trabalhados de forma primária, como é o caso da logística.
Layout
Infelizmente no Brasil há pouca ousadia em relação a este tópico, poucas empresas têm coragem de sair do padrão e arriscar algo novo.
É claro que algumas regras devem ser seguidas, não por estética e sim por estrutura neurológica, aliás, um assunto que não é levado a sério.
A dica é, muito estudo de estrutura e neurolinguística, de cores a posicionamento, não usar estrutura pré-estabelecida e inovar muito.
Trabalho diário em SEO
Estudos afirmam que o link patrocinado vem caindo de 12 a 15% no redirecionamento aos sites, esse resultado mostra que a busca orgânica vem ganhando espaço e que deve ser trabalhada diariamente.
Vale ressaltar que um bom posicionamento no orgânico não acontece de um dia pro outro, nem mesmo de um mês para o outro, é preciso muito estudo, muita dedicação e monitoramento.
O link patrocinado deve ser usado também, porém, de uma forma mais cautelosa, já que tem como meta final um excelente ROI.
A dica é ter uma boa estrutura de análise, traçar o perfil do cliente e atacar no momento certo, não esquecendo as sazonalidades como datas comemorativas e promoção por regiões.
Análise minuciosa
Para muitos este tópico é a chave do sucesso, não só para vendas, mas para um afunilamento do público alvo.
Assim como SEO a Análise deve ser cotidiana e muito, mas muito minuciosa e verdadeira, não adianta ignorar alguns pontos negativos e sim traçar metas para melhorá-los.
Temos diversas ferramentas no mercado, livre e paga, todas elas valem a pena, desde que tragam bons recursos e um resultado bem perto do real, isso porque nenhuma conseguirá trazer um resultado 100% confiável.
Melhor logística
O natal de 2009 foi marcado por dois pontos no e-commerce, vendas altas e falta de comprometimento na entrega dos produtos, esse quadro valeu para as grandes e pequenas lojas eletrônicas.
Atenção dobrada para este natal e para o ano que vem!
Tenha o produto em estoque, caso contrário retire-o da loja, assim que a compra for sinalizada como “OK” pela operadora do cartão ou o banco, remeta o produto, não espere um dia para fazer isso.
Compras originadas da sua cidade ou região faça a entrega por motoboy ou empresa terceirizada, não cometa o erro de enviar pelos Correios.
Evite a opção PAC, ela é mais barata, porém, demora mais e o rastreamento não é confiável.
Gerência em e-commerce
Esqueça a ideia de que a sua secretária ou o seu estagiário possa tomar conta da sua loja, não desmerecendo ninguém e tampouco colocando a capacidade em questão.
A confiabilidade do cargo Gestor não muda de um departamento para o outro, ou seja, em e-commerce você necessita de um gestor capacitado e com diferenciais.
Saber de Marketing Digital, Mídia Digital, Logística e Redes Sociais é um bom começo.
Usar e abusar das Redes Sociais
Alguém tem dúvida da potência das Redes Sociais? Infelizmente sim.
Assunto abordado e trabalhado por uma parte muito pequena da rede, mas tenha certeza, que quem não usa fica pra trás, e fica mesmo.
Não pense apenas em venda, pense em reputação, é esse o caminho para uma loja de sucesso.
A sua marca precisa ganhar o mundo e as pessoas precisam falar dela, bem ou mau, ora, se falar bem continue neste caminho, se falar mal preste atenção no erro e corrija, quer oportunidade melhor?
Com certeza temos muito mais tópicos para levantar, esses são os mais críticos e que precisam ser vistos com outros olhos.
Ao longo do tempo falaremos de um por um com mais detalhes e informações.
É incrível como aindas temos que aprender.
ResponderExcluirO caminho é longo mas bem promissor.