terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Marketing Viral funciona mesmo?

Perguntas frequentes entre as pessoas que pensam em investir no marketing viral?

- Dá certo mesmo?
- É muito caro?
- Quem me garante que vai dar certo?

As respostas são bem claras, o marketing viral dá certo, tem um baixo investimento e vai dar certo, sim!
Algumas empresas ainda não confiam e outras ainda desdenham do poder do marketing viral e as redes sociais.
O que falta na verdade é projeto, não basta simplesmente você criar um vídeo tosco e pedir pro pessoal retuitar no twitter e curtir no Facebook, a coisa precisa ser mais bem estruturada.

  • Quem é o seu público alvo?
  • Ele vai entrar em uma long tail?
  • Usar o Youtube, Facebook ou Twitter?
  • As menções podem ser híbridas?
  • Qual o budget?
  • A campanha é de um tempo curto, médio ou longo prazo?
É claro, o projeto não se define a essas perguntas, nem deve, mas ajuda a ter um norte.

Resolvi fazer este post com algumas estratégias de marketing viral que deram certo, aliás, muito certo e, que com certeza algumas pessoas não sabem que foram "atingidas"!

#CLAROFICAADICA - Claro

A Claro criou um canal no youtube onde dá dicas de novos aparelhos e suas funcionalidades.
As chamadas são feitas na TV com os garotos propaganda, Ronaldo e Marco Luque.


Pôneis Malditos - Nissan

Hit atual na tv e na internet, virou meme nas redes e uns, inclusive eu, acho esses pôneis bem malditos mesmo, mas no bom sentido!
A Nissan deu uma aula de viral, prova disso é que você, com certeza, já cantarolou a musiquinha deles.


Guaraná Antarctica e Ronaldo Fenômeno - Guaraná Antarctica

Quem era mesmo o monstro do comercial do Guaraná?



Bem Misteriosa - Big Brother Brasil

Por volta das 23:45, no intervalo do Big Brother Brasil bem no meio da prova do líder, um teaser surge na tela. A câmera indiscreta de um fotógrafo registra alguns momentos, vamos dizer assim, “íntimos” de uma modelo gostosona pela janela do seu apartamento. Nenhuma palavra, apenas o endereço do site no final do comercial: www.bemmisteriosa.com.br.



 Adotar é tudo de bom - Pedigree

A Pedigree comprometeu-se a dar um prato de ração a um cachorrinho abandonado a cada visualização do vídeo a seguir.
O resultado?
Mobilização GERAL na internet, internautas criaram comunidades no orkut, hastags no twitter e muitas divulgações através de blogs.
Em menos de uma semana mais de 100 mil visualizações. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário