Algumas pessoas me questionam se é possível monitorar um link de referência em determinados veículos, E-mail Marketing, Twitter e Facebook, por exemplo, no Google Analytics.
A resposta é sim e de uma maneira bem simples e rápida!
É preciso seguir duas etapas, montar a url para monitoramento e encurtar a mesma para não ocupar um espaço grande.
1º Etapa
Acesse a “Ferramenta Criadora de URL” do Google no endereço
- URL do site: (Insira a URL de destino)
- Origem de Campanha: (Faça referência a finalidade da campanha)
- Mídia da Campanha: (Insira o veículo da campanha)
- Termo da Campanha: (Insira as palavras-chave)* Campo não obrigatório
- Conteúdo da Campanha: (Descreva a sua campanha) *Campo não obrigatório
- Nome da Campanha: (Insira um nome para identificação no GA)
Gere a URL
Perceba que a sua URL vai ficar bem extensa, como no exemplo abaixo:
http://anovacomunicacao.blogspot.com/2010/11/geracao-y-e-mesmo-mimada.html?utm_source=Pesquisa%2Bde%2BTr%C3%A1fego%2Bvia%2BTwitter&utm_medium=Twitter&utm_term=gera%C3%A7%C3%A3o%2By&utm_campaign=Gera%C3%A7%C3%A3o%2BY%2B-%2BTwitter
A solução para isso é simples, encurtar a URL!
2º Etapa
Acesse o encurtador de URL preferido e gere uma menor, neste caso eu usarei a bitly
A URL ficará assim:
http://bit.ly/j8yWPM
Pronto!
Agora basta inserir a URL no meio de veículo e fazer o monitoramento através do "Nome da Campanha" no Google Analytics.
Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:
Postar um comentário