terça-feira, 3 de maio de 2011

Monitoramento de Link pelo Google Analytics.

Algumas pessoas me questionam se é possível monitorar um link de referência em determinados veículos, E-mail Marketing, Twitter e Facebook, por exemplo, no Google Analytics.

A resposta é sim e de uma maneira bem simples e rápida!

É preciso seguir duas etapas, montar a url para monitoramento e encurtar a mesma para não ocupar um espaço grande.



1º Etapa

Acesse a “Ferramenta Criadora de URL” do Google no endereço


  • URL do site: (Insira a URL de destino)
  • Origem de Campanha: (Faça referência a finalidade da campanha)
  • Mídia da Campanha: (Insira o veículo da campanha)
  • Termo da Campanha: (Insira as palavras-chave)* Campo não obrigatório
  • Conteúdo da Campanha: (Descreva a sua campanha) *Campo não obrigatório
  • Nome da Campanha: (Insira um nome para identificação no GA)


Gere a URL

Perceba que a sua URL vai ficar bem extensa, como no exemplo abaixo:

http://anovacomunicacao.blogspot.com/2010/11/geracao-y-e-mesmo-mimada.html?utm_source=Pesquisa%2Bde%2BTr%C3%A1fego%2Bvia%2BTwitter&utm_medium=Twitter&utm_term=gera%C3%A7%C3%A3o%2By&utm_campaign=Gera%C3%A7%C3%A3o%2BY%2B-%2BTwitter

A solução para isso é simples, encurtar a URL!

2º Etapa

Acesse o encurtador de URL preferido e gere uma menor, neste caso eu usarei a bitly


A URL ficará assim:
http://bit.ly/j8yWPM


Pronto!

Agora basta inserir a URL no meio de veículo e fazer o monitoramento através do "Nome da Campanha" no Google Analytics.

Espero ter ajudado!

Este post também está disponível no site da Link BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário